Grad shape
Grad shape
272 - 0

TotalEnergies adia novamente projecto de GNL de $20 mil milhões em Moçambique

totalenergies-adia-novamente-projecto-de-gnl-de-20-mil-milhoes-em-mocambique

A TotalEnergies voltou a adiar o seu projecto de gás natural liquefeito (LNG) de $20 mil milhões em Moçambique, citando preocupações contínuas com a segurança

A TotalEnergies voltou a adiar o seu projecto de gás natural liquefeito (GNL) de $20 mil milhões em Moçambique, citando preocupações contínuas com a segurança.

O projecto de GNL na instável província de Cabo Delgado está suspenso desde 2021, quando uma insurgência islâmica ameaçou o local. Dezenas de civis foram mortos nos ataques a uma cidade próxima, forçando a Total a declarar força maior e a retirar todo o pessoal do local de construção.

A empresa informou que os planos para reiniciar o projecto até ao final de 2024 foram adiados após a eclosão de violência que se seguiu às eleições presidenciais disputadas em Outubro, colocando em risco o objectivo de iniciar a produção em 2029.

Daniel Chapo, do partido Frelimo, que está no poder há décadas, tomou posse na semana passada, após meses de protestos da oposição contra a sua vitória eleitoral contestada, durante os quais grupos da sociedade civil afirmam que mais de 300 pessoas foram mortas.

"A prioridade é restaurar a paz e a segurança em Cabo Delgado e o levantamento da força maior", afirmou a TotalEnergies.

A empresa acrescentou que eram necessários "serviços públicos" e o "retorno à normalidade" para que o projecto pudesse ser retomado.

5 minutos de leitura
Compartilhe esta postagem:
0

Comentários

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

Por favor, dê sua opinião!
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.