Gigante Chinês de Veículos Elétricos Oferece Tecnologia de Assistência ao Motorista Gratuitamente em Carros Abaixo de $10.000
A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD adicionou um sistema avançado de assistência ao motorista na maioria dos seus modelos sem custo adicional, impulsionando suas acções a um recorde histórico.
A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD adicionou um sistema avançado de assistência ao motorista na maioria dos seus modelos sem custo adicional, impulsionando suas acções a um recorde histórico.
Os clientes na China agora podem experimentar o sistema proprietário da montadora, chamado “Olho de Deus”, em modelos que custam a partir de 69.800 yuans ($9.555).
Analistas afirmam que essa medida pode intensificar ainda mais a guerra brutal de preços no maior mercado automotivo do mundo.
As acções da BYD subiram mais de 4% para um recorde histórico na Bolsa de Hong Kong, segundo dados da Refinitiv, quando o pregão começou na terça-feira. O último valor negociado das acções era de 330 dólares de Hong Kong ($42).
"2025 será o primeiro ano da condução inteligente para todos", disse Wang Chuanfu, presidente da BYD, em um evento realizado na sede da empresa em Shenzhen na segunda-feira.
Wang previu que a direção inteligente de alto nível se tornará um recurso essencial nos automóveis, assim como os cintos de segurança e airbags, dentro dos próximos três anos. Anteriormente, a funcionalidade “Olho de Deus”, lançada em 2023 para auxiliar na navegação dos veículos, era oferecida apenas em modelos da BYD que custavam acima de $30.000.
A BYD ficou em sexto lugar nas vendas globais de automóveis, enquanto a chinesa Geely Auto ocupou a décima posição, segundo Wang, citando um estudo da Cailianshe, uma empresa de mídia ligada ao governo chinês. No mercado chinês, a BYD dominou com mais de 32% do total de vendas de veículos de nova energia em 2024, de acordo com a Associação Chinesa de Carros de Passageiros.
Tu Le, fundador e director-geral da consultoria Sino Auto Insights, afirmou que a iniciativa da BYD "coloca seus concorrentes contra a parede", devido à sua estratégia agressiva de preços acessíveis.
A Tesla, principal rival da BYD, lançou recursos semelhantes de direção autônoma nos EUA por uma assinatura mensal de $99 ou um pagamento único de $8.000. No entanto, a empresa ainda aguarda aprovação regulatória para iniciar testes no mercado chinês.
BYD e Tesla em Disputa pelo Topo do Mercado
BYD e Tesla estão travando uma competição acirrada pelo título de maior vendedora global de carros elétricos. A BYD superou a gigante americana pela primeira vez no último trimestre de 2023. Após perder a liderança em parte de 2024, a empresa chinesa terminou o ano vendendo quase 100.000 carros a mais do que a Tesla no último trimestre.
Vendas Globais de Veículos Elétricos a Bateria
Nota: Os dados incluem apenas veículos elétricos a bateria. Não incluem carros híbridos e plug-ins.
Fonte: Tesla, BYD
Gráfico: Rosa de Acosta, CNN
Segundo Tu Le, a Tesla pode precisar repensar sua estratégia baseada em assinaturas ao entrar no mercado chinês.
Além da Tesla, o anúncio da BYD também deve aumentar a pressão sobre outros concorrentes chineses, como Xpeng e Geely Auto, cujas acções caíram na terça-feira.
Durante o evento de segunda-feira, a empresa anunciou ainda sua intenção de integrar o DeepSeek, modelo de inteligência artificial de uma startup chinesa que recentemente ganhou destaque global ao rivalizar com o ChatGPT da OpenAI, nos carros da BYD.
Conhecida por sua estratégia agressiva de preços, a BYD intensificou a guerra de preços que foi iniciada pela Tesla há dois anos. No final do ano passado, a empresa solicitou a seus fornecedores que aplicassem cortes significativos de 10% nos preços para o próximo ano.
Comentários
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!