Grad shape
Grad shape
369 - 0

Conflito na Casa Branca: Trump e JD Vance Confrontam Zelensky em Reunião Tensa no Salão Oval

conflito-na-casa-branca-trump-e-jd-vance-confrontam-zelensky-em-reuniao-tensa-no-salao-oval

Em 28 de fevereiro de 2025, uma reunião na Casa Branca entre o Presidente dos EUA, Donald Trump, o Vice-Presidente JD Vance e o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, terminou de forma abrupta devido a um confronto acalorado no Salão Oval.

Em 28 de fevereiro de 2025, uma reunião na Casa Branca entre o Presidente dos EUA, Donald Trump, o Vice-Presidente JD Vance e o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, terminou de forma abrupta após um confronto acalorado no Salão Oval. O encontro, que tinha como objetivo inicial discutir um acordo de paz e a assinatura de um pacto sobre minerais raros, rapidamente se deteriorou após intensas trocas de acusações.

Durante o debate, Trump e Vance criticaram Zelensky por sua suposta falta de gratidão pelo apoio financeiro e militar dos EUA, o que, segundo rumores, teria raízes em uma reunião anterior na Arábia Saudita – realizada entre representantes dos EUA e da Rússia (liderados por Marco Rubio, Mike Waltz e Steve Witkoff, com a presença do Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov) – onde o líder ucraniano foi deixado de fora.

No calor do embate, o Vice-Presidente JD Vance afirmou:
("Desde que esta reunião começou, você não disse 'obrigado', nem uma única vez.")

Em resposta, Zelensky declarou:

 ("Estou muito grato ao povo americano, obrigado, povo americano, obrigado.")

Poucos instantes depois, Trump reforçou sua crítica com outra declaração contundente:

"𝗩𝗼𝗰𝗲̂ 𝗲𝘀𝘁𝗮́ 𝗮 𝗮𝗽𝗼𝘀𝘁𝗮𝗿 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗧𝗲𝗿𝗰𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗚𝘂𝗲𝗿𝗿𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹 𝗲 𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝘃𝗼𝗰𝗲̂ 𝗲𝘀𝘁𝗮́ 𝗮 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗿 𝗲́ 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗲𝘀𝗿𝗲𝘀𝗽𝗲𝗶𝘁𝗼𝘀𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗼 𝗽𝗮𝗶́𝘀, 𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗽𝗮𝗶́𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗼 𝗮𝗽𝗼𝗶𝗼𝘂 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗮𝘀 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝘀 𝗱𝗶𝘇𝗲𝗺 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲𝘃𝗲𝗿𝗶𝗮 𝘁𝗲𝗿 𝘀𝗶𝗱𝗼 𝗳𝗲𝗶𝘁𝗼."
(acrescentou o chefe de Estado norte-americano)

Logo em seguida, Zelensky rebateu de forma incisiva:

"O Presidente ucraniano garantiu que a Ucrânia 'não faria concessões a um assassino'"
(referindo-se de forma velada ao Presidente russo).

Além disso, Zelensky enfatizou que qualquer acordo de paz só seria aceitável se incluísse garantias explícitas de que Putin não violaria os termos estabelecidos. Segundo ele, essas garantias são essenciais para assegurar a estabilidade e a segurança da Ucrânia e impedir futuras transgressões.

Zelensky também afirmou que Trump estava desinformado, criticando os comentários que este havia postado na plataforma X, onde chegou a chamá-lo de ditador. Segundo o líder ucraniano, tais declarações contribuíram para uma visão equivocada sobre a situação e os esforços de paz, agravando as tensões existentes.

Após esse intenso intercâmbio, Trump cancelou a conferência de imprensa conjunta e ordenou que Zelensky deixasse a Casa Branca, interrompendo as negociações sobre minerais. Em resposta, Zelensky cancelou os compromissos restantes em Washington, reiterando a necessidade de uma paz justa e duradoura para a Ucrânia, enquanto dúvidas e especulações sobre os reais interesses por trás do conflito continuam a circular nos bastidores do cenário internacional.

5 minutos de leitura
Compartilhe esta postagem:
0

Comentários

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

Por favor, dê sua opinião!
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.