Grad shape
Grad shape
333 - 0

QUEDA DA MIMO PARA 11,75%  PODERÁ AFECTER O MERCADO DE CAPITAIS

queda-da-mimo-para-1175-podera-afecter-o-mercado-de-capitais

O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique, liderado pelo Governador Rogério Zandamela, anunciou em 26 de março de 2025 a redução da taxa de juro de política monetária (MIMO) de 12,25% para 11,75%.

Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique, liderado pelo Governador Rogério Zandamela, anunciou em 26 de março de 2025 a redução da taxa de juro de política monetária (MIMO) de 12,25% para 11,75%. Esta decisão visa estimular o crédito e mitigar a contração do Produto Interno Bruto (PIB), refletindo um esforço para reequilibrar a economia nacional.

A medida traz consigo um impacto significativo na diminuição do custo financeiro, um factor crucial para o fortalecimento do ambiente empresarial e de investimentos. Dado que nos últimos seis meses a variação da MIMO em 50 pontos base levava a MIMO a cair na mesma proporção, assim sendo, espera-se que a Taxa PRIME do mês de abril seja de 18%, o que reduz o ónus financeiro das empresas em 50 pontos base. Esse factor poderá permitir, de um lado, que empresas e indivíduos acessem crédito com condições mais vantajosas. Do outro lado, os retornos em activos públicos também poderão ser afetados negativamente, levando com que os investidores possam ajustar a composição das suas carteiras.

O resultado esperado deste impacto para o mercado de capitais é o aumento da procura por acções (elevando assim o preço) e a redução da procura por obrigações e papel comercial devido à redução da taxa de juros.

 

Fonte: Copilado pela EDUC INVESTIMENTOS com base de dados do Banco de Moçambique (2025).

5 minutos de leitura
Compartilhe esta postagem:
0

Comentários

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

Por favor, dê sua opinião!
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.