O Comité de Política Monetária reduz taxa MIMO para 11,00 %
O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique anunciou na sexta-feira (30-5-2025) a descida da taxa de juro de política monetária (taxa MIMO) de 11,75 % para 11,00 %.
O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique anunciou na sexta-feira (30-5-2025) a descida da taxa de juro de política monetária (taxa MIMO) de 11,75 % para 11,00 %. A decisão visa tornar o custo do crédito mais acessível e respaldar a retoma da actividade económica, numa conjuntura em que se esperam níveis de inflacção em dígito único no médio prazo.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a inflacção anual abrandou para 3,99 % em Abril, contra 3,26 % em igual mês de 2024, beneficiando da trajectória favorável dos preços internacionais de bens alimentares e energia. Esta evolução reforça a convicção do CPMO de que é possível reduzir os custos de financiamento sem pôr em risco a estabilidade de preços.
Com a taxa MIMO fixada em 11,00 %, os bancos comerciais deverão ter margem para baixar as suas próprias taxas de juro, aliviando encargos de empréstimos a empresas e famílias. Espera-se, nomeadamente, um impulso ao crédito agrícola e à actividade do sector privado, fundamentais para dinamizar o crescimento económico.
Comentários
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!