Grad shape
Grad shape
115 - 1

Economia moçambicana regista maior crescimento dos últimos dois anos

economia-mocambicana-regista-maior-crescimento-dos-ultimos-dois-anos

A economia moçambicana registou, no mês passado, o seu maior crescimento dos últimos dois anos, de acordo com o Índice de Gestores de Compras (PMI), divulgado pelo Standard Bank Moçambique.

A economia moçambicana registou, no mês passado, o seu maior crescimento dos últimos dois anos, de acordo com o Índice de Gestores de Compras (PMI), divulgado pelo Standard Bank Moçambique.

O relatório mostra que, em julho, as condições de negócio melhoraram pela primeira vez em três meses. Houve um aumento forte na actividade económica, impulsionado por mais encomendas de clientes. Este foi o crescimento mais alto desde 2023.

O estudo considera julho como um mês de recuperação económica, e destaca também um aumento no emprego, o segundo mês seguido com crescimento no número de trabalhadores.

Apesar disso, as compras e os estoques de matérias-primas diminuíram. Os preços de venda mantiveram-se estáveis, depois de dois meses seguidos de aumentos, pois as empresas tentaram não subir os preços num contexto de custos mais calmos.

O PMI tinha subido de 50,2 em março para 50,5 em abril (acima da linha dos 50, que separa crescimento de queda). Depois caiu para 49,6 em maio e 49,1 em junho. Em julho, voltou a crescer, atingindo os 50,7 pontos.

Segundo o documento, isso indica uma ligeira melhoria nas condições do sector privado. As empresas registaram um aumento nas vendas no início do terceiro trimestre, depois de um mês de junho mais fraco.

As empresas também aumentaram a produção em julho, com destaque para o sector da construção, onde houve novos projectos e maior produtividade. Todos os outros sectores também cresceram, com exceção do comércio por grosso e a retalho, onde a actividade ficou estável.

O crescimento das vendas ajudou a criar mais empregos em julho. Com mais trabalhadores, as empresas conseguiram reduzir os trabalhos pendentes, no nível mais alto dos últimos dois anos.

                  

5 minutos de leitura
Compartilhe esta postagem:
0

Comentários

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

Por favor, dê sua opinião!
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.