Moçambique Telecom corre risco de encerramento, alerta Ernst & Young
A Moçambique Telecom (TMCEL) enfrenta sérios desafios financeiros que colocam em dúvida a continuidade das suas operações, segundo o auditor externo Ernst & Young (EY). O alerta surge no Relatório e Contas de 2024, aprovado em Maio último, no qual a auditora manifesta incerteza material sobre a sustentabilidade da empresa pública.
Em 2024, a TMCEL registou um prejuízo de 4,44 mil milhões de meticais, mais que o dobro do valor negativo apurado em 2023, que foi de 2,13 mil milhões de meticais. Com isso, o capital próprio da empresa ficou negativo em 14,56 mil milhões de meticais, resultado dos prejuízos acumulados que totalizam 28,63 mil milhões de meticais.
O passivo corrente também excede o activo corrente em 19,77 mil milhões de meticais, evidenciando elevados níveis de endividamento e dificuldades de liquidez. Apesar disso, a Comissão de Gestão da TMCEL afirma que as ações em curso e as perspectivas da empresa permitem manter as operações nos próximos 12 meses.
A Ernst & Young discorda dessa avaliação, destacando que a continuidade da empresa depende do apoio do Estado, principal acionista, ou da realização de futuras operações lucrativas. A auditora alerta ainda para a perda de mais de metade do capital social, situação que exige medidas urgentes, conforme previsto no artigo 98.º do Código Comercial.
Além disso, a EY chamou atenção para possíveis imparidades nos activos tangíveis e intangíveis da empresa, já que não foram apresentados testes de imparidade para 31 de Dezembro de 2024, impossibilitando a confirmação de que o valor recuperável desses activos supere o valor contabilístico.
A TMCEL, resultante da fusão entre a Telecomunicações de Moçambique (TDM) e a Moçambique Celular (Mcel) em 2018, está sob gestão de uma Comissão de Gestão desde Maio de 2023, após a demissão do anterior Conselho de Administração. Com os prejuízos crescentes e a situação financeira delicada, cresce a tese de que a empresa poderá necessitar de nova intervenção do Estado ou enfrentar um processo formal de insolvência.
Fonte: https://cartamz.com/
Comentários
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!