CTA, BVM e UEM Assinam um Memorando de Entendimento.
A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) e a Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) assinaram um memorando de entendimento para atrair o sector privado a usar os produtos do mercado de capitais moçambicano como meio de dinamizar o sector empresarial moçambicano
A luz da realização da 17ª edição do Economic Briefing, realizada a 12 de dezembro de 2024 no Montebelo Indy Maputo Congress Hotel, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) e a Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) assinaram um memorando de entendimento para atrair o sector privado a usar os produtos do mercado de capitais moçambicano como meio de dinamizar o sector empresarial moçambicano.
A BVM, como a principal instituição do mercado de capitais, trará seu conhecimento técnico e legislatório para guiar essa evolução. A CTA, enquanto porta-voz do setor privado moçambicano, tem a responsabilidade de engajar as empresas e facilitar o diálogo com os empreendedores. A UEM, por sua vez, se encarregará de aplicar sua experiência acadêmica, oferecendo programas de capacitação, consultoria técnica e pesquisa aplicada, com foco na ampliação da participação de empresas na bolsa e no aproveitamento das vantagens oferecidas pelo mercado de capitais.
De referir que o mercado de capitais vem apresentando um crescimento notório em seus indicadores desde 2017, como e o caso do numero de empresas cotadas que saiu de 4 em 2016 para 16 em 2024, e a capitalização bolsista em percentagem do PIB que cresceu de 10.1% para 28.12% .
O número total de títulos cotados passou de 40 em 2016 para 92 em 2024 (+130%), enquanto o financiamento total à economia situou-se em 3.87 mil milhões de meticais em 2023, +34% a mais do registado em 2017.
Contudo, apesar desse estrondoso crescimento, o desenvolvimento do mercado encontra-se a quem do desejável, sendo que o PCA Salim ripton Valá reitera que o principal desafio actual do sector empresarial e a melhoria das condições de gestão corporativa. Que enquadra-se como um dos principais pilares das empresas cotadas em bolsa.
Comentários
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!